Operação Subida é alvo de queixas e OAB vai propor ação contra esquema 2×8
Modelo, adotado principalmente nas férias e feriados, disponibiliza apenas a Pista Sul da Anchieta no sentido Litoral
A Comissão de Direito Tributário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Santos apresentará, nesta quarta-feira (22), proposta para abertura de ação civil pública ou ação popular para impedir o uso da Operação 2×8 no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI). Neste modelo, utilizado principalmente em feriados e período de férias, a Ecovias, concessionária do SAI, disponibiliza oito faixas para a subida da Serra, na volta à Capital, e duas, na pista Sul da Anchieta, no sentido Litoral.
A iniciativa, inclusive, voltou a ser alvo de reclamações de motoristas da região que, na segunda-feira (20), retornaram da Capital, após o último feriado, e tiveram apenas a pista Sul da Anchieta como opção para descer a Serra do Mar.
“Fui a um evento (em São Paulo) com minha família (na segunda-feira). Retornei às 15h30 da Capital. Às 16 horas cheguei na entrada da Anchieta, onde estava tudo parado. Eram mais de 21 horas quando passei pelo Peixe (monumento)”, relata o personal training Rodrigo Gomes Moutinho, indignado com as três horas parado na estrada.O percurso, com cerca de 77 km entre o pedágio e a entrada de Santos, demorou até cinco horas para ser concluído (em média leva 50 minutos). Com isso, muitos motoristas usaram redes sociais para reclamar e lembrar que esta foi apenas uma “amostra” do que deve acontecer na próxima temporada de verão.
Segundo ele, o lado direito da pista Sul da Anchieta era só para caminhões. “Ou seja, motoristas de carros e de ônibus tinham apenas a faixa da esquerda para trafegar. Não vi nenhum policial no caminho, o que aumentou a tensão, diante de possíveis assaltos”, diz.
O professor Cláudio Vítor também passou pelo mesmo transtorno. “Saí de Campinas às 16h30 e cheguei em Santos por volta das 21h30. Geralmente, são duas horas de lá até aqui. Levei cinco horas. O congestionamento estava perto do Riacho Grande (Planalto). Eu e minha família fizemos uma viagem tensa”, conta.
A Tribuna ouviu motoristas de empresas de ônibus que fazem o trajeto entre a Baixada Santista e a Capital. A palavra utilizada por todos para definir a situação foi “transtorno”. “A (operação) 2×8 atrasa viagens e estressa motoristas e passageiros”, comentou um profissional que pediu anonimato.
Ação
A Operação 2×8 será discutida nesta quarta-feira (22), às 17 horas, na reunião da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Santos. “Vamos definir se entraremos com ação civil pública (por meio da OAB São Paulo, do Ministério Público de São Paulo ou de ambos) ou com ação popular, pois o (modelo) 2×8 gera insegurança e torna precário o serviço, que é cobrado (pedágio de R$ 25,60)”, diz o advogado e presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB Santos, Clóvis Talarico.
O advogado destaca que várias reuniões foram realizadas para se tentar uma solução para o problema causado pela operação 2×8. Porém, a Ecovias segue adotando o modelo. “Ele (modelo) privilegia a subida e causa problemas para quem desce a Serra, quando o movimento de veículos no Sistema Anchieta-Imigrantes é maior. Por isso, a meta é impedir a arbitrariedade da Ecovias, que impõe o 2×8”, completa Talarico.
Presidente da Comissão Especial de Vereadores (CEV) na Câmara de Santos, que acompanha a questão, o vereador Bruno Orlandi lembra que o 2×8 não fica restrito aos feriados prolongados. “Sabemos que ele tem sido adotado em finais de semana comuns. Isso ocorreu, por exemplo, nos dias 14 e 24 de setembro, que foram domingos normais”, diz.
A CEV, juntamente com a OAB Santos, tem promovido encontros com representantes da Ecovias e a Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp).
“Apresentamos números, expusemos inúmeras reclamações feitas por motoristas, discutimos a redução no valor do pedágio para quem usa a Via Anchieta e até sugerimos o uso do modelo 4×6 (quatro faixas para descida e seis para a subida). Mas nada mudou”, completa Orlandi.
Foto: Rogério Soares/AT)